MUSICA, séries, filmes e + algumas coisas legais

Tuesday, May 23, 2006

CINEMA: O Código Da Vinci

por Bruno

IMPRESSÃO GERAL:
Quando eu saí do cinema, em meio à todos aqueles idosos, que tinham ido assistir o filme numa seção de segunda-feira (mas também, quem vai no cinema segunda, as 15:30?!), eu ainda não sabia se eu tinha gostado ou não do filme. Gostado eu sabia que tinha, mas não sabia se eu classificava ele como ótimo, muito bom, bom ou "pqp que filme é esse". Eu involuntariamente sempre tenho o mesmo ritual depois de ver filmes grandes que eu espero por muito tempo. Acaba a seção, eu deço pro McDonalds da esquina, e é sempre la que eu chego a um veredicto... (Foi assim com o Senhor dos Anéis 3, Harry Potter 3 e 4 e King Kong) Parece triste né? Mas é que a sessão das 15:30 acaba tarde, e ai dá fome...
Com o Senhor dos Anéis eu já tinha classificado como ótimo desde quando tinham começado os créditos... Harry Potter foi no McDonalds mesmo que eu consegui considerá-los como muito bons e King Kong eu até hoje não sei... E o Código Da Vinci... É muito bom sim! Acredite... Mesmo com todas as críticas negativas que ele recebeu (e eu concordo com a maioria das construtivas) consegue ser um filme bastante divertido.

Eu fui ao cinema com um certo medo... Tinha acabado de reler o livro, então me lembrava de todos os detalhes, e a crítica tá acabando com o filme; mas eu não me decepcionei!
É claro que o filme tem seus muitos erros e coisas sem noção (vou citar algumas agora, mas eu detalho depois), como o "desvio de personalidade" de Langdon (que não para de questionar a tese do Santo Graal), a falta de carisma de Sophie (tentaram consertar no final), a omissão de coisas importantes para o final (por exemplo, o irmão de Sophie não existe no filme, foi morto com os pais), entre outros defeitos como os flashbacks um pouco esquisitos, pouco explicativos e meio inúteis e o albino Silas de olhos azuis (Oo).

PARA QUEM ESTAVA EM MARTE:
Robert Langdon (Tom Hanks) é um simbologista, professor da faculdade de Harvard, que é acusado de matar Jaques Sauniere (Jean-Pierre Marielle), curador do museu do Louvre, que por sua vez é avô de Sophie Neveu (Audrey Tautou), que junta-se a ele para desvendar códigos que seu avô deixou a ela, em busca da verdade sobre sua família e de um dos segredos mais secretos (?) da humanidade!


SOBRE O FILME:
O filme é uma das adaptações mais fiéis a um livro que eu já vi. As falas são, em sua maioria, idênticas às do livro. Mas mesmo assim, ocorrem mudanças meio incômodas em relação à história.
Mesmo sendo um filme um pouco grande, não sei se foi só eu, que ao contrário das críticas, achei que você nem vê o tempo passar, e acaba ficando bem rápido!
Como o livro mesmo divide bem as cenas, não há nada de muito diferente na edição.
Uma coisa que eu achei que não aconteceria, mas aconteceu, é a mistura de línguas que ficou o filme! Ele é em inglês, é claro, mas há uma boa parte do filme falado em francês.
Eu não gostei e nem gostei do Tom Hanks como Langon, é meio sem sal... A Sophie Neveu da Audrey Tautou é meio seca. A personagem mostra em pouquíssimas partes do filme que gostava do avô (uma das primeiras falas dela perto do cadáver é: "Ele está mais velho do que eu pensei que estaria." Oo). Mas eles não chegam a incomodar muito. O Silas (Paul Bettany) é como descrito no livro: você não sabe se tem medo ou fica com dó... O que incomoda é o olho azul, já que os olhos vermelhos dele são muito citados no livro e ia deixar o personagem mais legal!
Sem zoação, mas a pior atriz é a velhinha que fez a freira da igreja que Silas invade! Reparem depois, parece que pegaram ela na rua e falaram: Vamos fazer umas cenas ali pra um filme?!
Uma coisa que eu achei que ficaria chata, e não ficou, foi toda a explicação na casa de Teabing (Ian McKellen) sobre o Santo Graal. Isso move muitas páginas do livro e no filme, ficou menos chato.

DIFERENÇAS LIVRO x FILME (spoilers sobre o filme...)
Uma diferença que ficou estranha foi como Langdon é chamado pela polícia. A edição de cenas mostra ele dando uma aula (ou palestra), enquanto Sauniere morre, e depois, em uma noite de autógrafos é que a polícia francesa vai atras dele. Estranho, pois ele tinha um álibi óbvio: ele estava dando uma palestra em público enquanto o outro foi assasinado...
E como eu citei anteriormente, uma mudaça que não foi legal tambem foi o jeito que o Langdon se porta perto de Teabing. Ele parece não saber de muita coisa, e vai discordando e contestando a tese do Graal ser Maria Madalena.

Outra mudança que me incomodou, foi o final... O irmão de Sophie não aparece, é dado como morto no acidente junto com os pais. O encontro com a avó é tosco. Ela não sai correndo e vai de encontro a ela, enquanto descrobre o que aconteceu. A avó vem junto com os homes do Priorado falando que ela será protegida por eles. E principalmente por Langdon e Sophie não terem terminado juntos como no livro! Eles nem beijam nem nada... Só uma despedida engraçadinha... Outras mudanças não são nem muito importantes, servem para o melhor andamento do filme. Por exemplo, eles acham apenas um criptex, e não dois como no livro. Eles descobrem o "Mestre" não por terem achado um ponto de espionagem no celeiro, e sim por outros motivos. Langdon e Sophie não descobrem a charada para a tumba de Alexandre na biblioteca, e sim por um celular com sistema de busca online, de um cara no ônibus que ela seduz (Oo).

No geral, acho que pode ser sim considerado muito bom! Tem seus muitos defeitos, mas não acho que é da maneira que a crítica anda falando. Pra quem espera muito do filme, abaixa a bola um pouquinho, e pra quem não espera nada, vá ao cinema assim. Você terá uma boa surpresa!

4 Comments:

Anonymous Maria Bonita said...

oi galerinha!
eu tava lendo um livro e descobri que vai lançar o filme dele esse ano la no EUA. E as protagonistas vão ser a atriz que faz a Peyton em oth e a Alex de the oc....
o filme eh Gossip girl e aqui e a jucs enchendo o saco de vcs..
entaum gente.. hsauashushsau.. foi soh pra comenta..
Tchau

5:54 PM  
Blogger Neto said...

codigooooo =]]]]
anemm eu keru v!!!!!!!

parece q vai t anjos e demonios tb \o/ \o\ /o/ \o/

2:26 PM  
Anonymous vevz said...

nooooossa
o filme e bom d++++ q iiisso
e eu super concordo c o bing...e ate melhor q harry potter pq deu pra entende tuuudo so d v o filme...e ai vc inda que le o livro!!foi suuuper fiel!!
aiai tenho q ve d novo...se bem q e um filme q vc ve so 1 vez no cine ne?!dpois vc ja sabe d td,ai nem fik tao emocionante!!
e eu tb acho q nd a ve o tanto d critica....aff
FOI BOM D++++!!

12:49 PM  
Anonymous *Laura said...

Aí Bruno!
Eu li a crítica! E gostei mesmo! =D
Eu realmente tinha lido muita coisa acusando... E confesso que não vi o filme ainda...
Por também ainda não ter lido o livro.... preferi deixar para ler nessas férias e ver o filme depois... (ver filme pra depois ler o livro... nem rola).
Mas agora, confesso que fiquei com mais vontade tanto de ler, quanto de assistir! haha
É isso...
Já quanto ao comentário.. Gossip Girl... já vi isso em algum lugar... ... oO
haha
Beijos!

7:51 PM  

Post a Comment

<< Home